Triangulo invertido da guarda aberta


   A medida que se ganha tempo no jiu-jitsu, alguns golpes vão ficando difíceis de se aplicar devido ao maior tempo de treino do companheiro de equipe ou a uma adaptação a seu tipo de jogo.
   No entanto, o jiu-jitsu é altamente maleável e múltiplo, de modo que “há sempre uma saída”. No vídeo abaixo, temos a aplicação de um triângulo invertido da guarda, o qual pode surpreender até mesmo adversários mais experientes.

   Uma boa técnica para pegar o oponente desprevenido é usar a guarda emborcada como mostrado em uma publicação anterior (clique aqui e relembre).
   O vídeo é de autoria de Ricardo Cavalcanti, faixa-preta 5º grau de Carlson Gracie Jr.
   Para quem tiver dificuldades de entender o áudio, abaixo do vídeo está a tradução para o português.
    Obs.: O texto está em primeira pessoa, mas não estamos fornecendo uma tradução literal, mas sim uma síntese das palavras do mestre. Sugestão: Tente ler cada tópico do texto e ver um pedaço do vídeo. Pause o vídeo, e leia mais um pouco. Em seguida pause novamente, leia e  volte ver.
0min até 15s - Eu sou Ricardo Cavalcanti da Carlson Gracie Las Vegas. Esta é a posição da semana. Estou na guarda borboleta. Firme, com as pernas abertas. Começo com uma saída de quadril.
15s até 30s – Ponho meu cotovelo no chão. Vou tentando raspar para a esquerda e coloco minha perna esquerda em seu quadril. Se ele resistir a raspagem. Abro minha perna e coloco atrás de seu pescoço (“chutando”).
30s até 45s – Ao mesmo tempo, entro com a minha perna esquerda por dentro e trago seu braço para próximo de minha cabeça. Fecho o triângulo com minhas pernas. Fecho bem o triângulo, forçando minhas pernas e também abraço seu braço sobre o cotovelo.
45s até 1min – Pressiono seu cotovelo contra meu peito. Assim, tenho a opção pela chave de braço ou um triângulo. Mais uma vez.
1min até 1min15s - Guarda Borboleta. Próximo do corpo dele. Pegada forte. Joelhos abertos. Saída de quadril. Cotovelo no chão. Se ele resistir, eu cruzo minha perna para seu lado.
1min15s até 1min30s – Ao mesmo tempo eu trago minha perna, “chutando” sua cabeça. Trago seu braço para minha cabeça. Entro com o joelho por dentro. Fecho o triângulo. Deixo seu cotovelo próximo.
1min30s até 1min45s – Pressiono com meus braços contra o peito. Ou com as pernas fecho o triângulo.
Uma resposta

  1. Grato ao Leo por postar muita coisa boa… o Blog do Lutador Criatão tem sido como um manual para aqueles que desejam ser edficados na Palavra e atentos no movivento da Arte Suave…

    Shalom a Todos!

    maio 19, 2011 às 2:05 pm

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.286 outros seguidores