Hidratação no Jiu Jitsu e Judô

Nosso corpo é formado por cerca de 70% de água, que são perdidos e repostos constantemente pelo nossoorganismo, através da respiração e de processos fisiológicos.

No caso do exercício físico, há um aumento da perda de água através da transpiração, para regulação da nossa temperatura interna.

Com a perda excessiva de água no esporte, o nosso organismo responde negativamente de diversas maneiras. As principais respostas são a fadiga, câimbras, tonturas, dores musculares e até desmaios. Quando sentimos sede, o nosso organismo já esta em processo de desidratação.

No Judô e no Jiu Jitsu, em especial, a perda de água e sais minerais é ainda mais acelerada pelo uso do kimono.

Em um estudo feito com judocas, em uma aula de 2h, onde todos os examinados podiam beber água quando achasse necessário, através de exame de sangue, e pesagem antes e após o treino, constatou que 100% dos judocas, estavam desidratados ao final do treino. Com esse estudo, a conclusão foi que a cada 30 minutos de aula, temos que consumir cerca de 500ml de água, ou isotônicos.

Desde que acordamos, devemos estar alertas quanto à necessidade de nos hidratarmos, pois uma má hidratação poderá  influenciar negativamente durante o treinamento.

Frutas e verduras também contribuem para uma boa hidratação, já que contém muita água. Por outro lado, devemos ter atenção com os alimentos que contenham muito sal.

Sabemos que com esse calor fica cada vez mais difícil treinar, mas com uma boa hidratação podemos fazer um treino mais saudável e confortável. Bebidas isotônicas, água de coco e sucos ajudam a repor os sais que perdemos, ajudando na regulação hídrica. E também a famosa maltodextrina, que ajuda na hidratação e reposição dos carboidratos.

Bom treino galera!!

Abraço

Edegar Kimura

fonte – http://blig.ig.com.br/academiamagoo/

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