Como manter a integridade física do lutador

Por Luiz Vitor Dias

Os leitores do Jiu-Jitsu Online já conhecem o grande Mestre Luiz Vitor Dias, faixa-preta da Geração Arte Suave no Bairro Laranjeiras no Rio de Janeiro (autor de postagens anteriores no blog).Recentemente o esportista ministrou um seminário de Jiu-Jitsu na França (clique aquie saiba mais). Depois de presentear os franceses com sua técnica na arte-suave, nada melhor do que um presente para os brasileiros em outra área que professor domina: a psicologia esportiva. O texto abaixo aborda de uma forma muito ponderada e consciente os fatores envolvidos na manutenção da integridade física de um lutador.

A Importância da Integridade  Física do Lutador
Os lutadores, no começo de cada treino, enquanto se cumprimentam para o início da luta têm um pensamento em comum “vou fazer ele bater !” ou “.. eu não vou bater para esse cara.” . Todos os treinos são importantes na evolução de um atleta, mas às vezes sofrer uma finalização é inevitável e infelizmente os três tapas são dados.
Sempre passa também um pensamento ainda com o sangue quente, “não vou bater!” ou “dar para segurar mais um pouco” e assim num simples treino surgem lesões, contraturas e até mesmo uma fratura. É um assunto delicado porque muitos podem pensar “vai afinar?..dá uma de corrido ? tá com medo ? então muda de esporte!!”
Estou é tentando pensar justamente o oposto.Quanto menos lesões acontecerem com você, mais tempo estará no dojo treinando e melhorando suas habilidades para futuros campeonatos e lutas em que você não quer perder de jeito nenhum.Cada luta envolve diferentes aspectos a serem considerados por você, um momento decisivo, um treino simples, uma final de campeonato, uma luta decisiva que você considera “importantíssima” por qualquer questão, até mesmo pessoal que seja, e é claro que envolvem diversos aspectos a serem analisados, para considerar a decisão de “bater ou não”.
Acredito ser mais inteligente “bater” e treinar cada vez mais para uma nova luta com quem te venceu, uma revanche.Do que não “bater” e ter rompimento de ligamentos e entorses sérias e o pior, ficar muito tempo longe dos treinos.Podemos ver em todos os grandes torneios como o UFC e outros, excelentes lutadores desistirem da luta visando proteger sua integridade física e por serem inteligentes o suficiente para verem que daquela posição o mais provável será um prejuízo ao próprio corpo como uma lesão.

Nenhum lutador gosta de ser finalizado, voltar as vezes para casa com uma derrota é ruim, toma nossa mente “Não podia ter perdido essa luta!” essa frase martela a cabeça.As imagens da luta passam e repassam em nossa cabeça dezenas de vezes que acabam se tornando uma lição inesquecível para não repetirmos o mesmo erro em futuras lutas.Mas acredito ser melhor, do que, voltar do consultório de um ortopedista com a sensação de uma eternidade de tempo sem poder treinar. Prefiro ter o pensamento de “..no próximo treino eu finalizo ele !”.
A derrota naquela luta pode ser transformada em uma força motriz para um desenvolvimento maior do atleta, a nível técnico e ou físico.Numa meta para puxar o seu rendimento para cima no intuito de superar seu adversário em futuros combates. A garra de ganhar uma luta tem que caminhar junto da inteligência do atleta e não ser a causadora de uma interrupção ou até mesmo a causadora da finalização de uma carreira, sendo esse lutador amador ou profissional.

Luiz Vitor, líder da GAS JJ
http://www.geracaoartesuave.com.br
http://twitter.com/gasjj
http://blog.tatame.com.br/blog-do-gas

FONTE – http://jiujitsuonline.blogspot.com/2011/02/como-manter-integridade-fisica-do.html#more

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s